Buscapé

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Esse dia foi uma alegria para Gabriel, o dia em que ele viu seu irmãozinho.

 

Porque vacinar nossos bebês??

O que dizer aos pais que não querem vacinar seus filhos?

A vacinação das crianças para a prevenção das enfermidades infecciosas é uma das intervenções de saúde pública mais importante dos últimos tempos. As imunizações são responsáveis pela prevenção de 3 milhões de mortes de crianças em todo o mundo, a cada ano. Os pais não se lembram das complicações devastadoras das doenças, e é difícil para eles reconhecer os benefícios da vacinação, pelo que algumas vezes são arredios à vacinação de seus filhos.
Apesar da Academia Americana de Pediatria recomendar a vacinação universal, sem a colaboração dos pais, as metas de coberturas vacinais não poderão ser atingidas. Por este motivo, os autores deste relatório têm como objetivo dar assistência aos pediatras para melhor compreensão dos motivos pelos quais os pais preferem não vacinar seus filhos, determinar as poucas circunstâncias em que as negativas dos pais devem ser avaliadas pelas autoridades sanitária, e fornecer um guia prático para ajudar os pediatras a enfrentar os pais reticentes em relação à vacinação de seus filhos.
Os pediatras devem colocar em primeiro plano o bem estar das crianças quando recomendam a sua vacinação; entretanto, os pais têm a liberdade de escolher os cuidados médicos que seus filhos recebem, a menos que sua decisão represente ameaça à vida deles. Nesta análise, devem ser considerados fatores tais como a epidemiologia e as coberturas vacinais dessa doença.
Os pediatras têm a responsabilidade de informar adequadamente os pais para evitar falsos conceitos sobre a vacinação. No caso de criança que apresente um maior risco de complicações por falta de imunização, justifica-se a notificação às autoridades sanitárias. Um exemplo neste caso é quando o pediatra avalia que a criança está sob risco de contrair tétano devido a uma ferida aberta e os pais se recusam a vaciná-la. Neste caso, a decisão cabe ao Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário