Buscapé

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bebê dorminhoco

Da soneca descontrolada à importância da rotina: 10 coisas que você não sabia sobre o sono do seu pequeno
Bebê pequeno não tem um sono contínuo e tranqüilo: são madrugadas em claro e sonos tranqüilos durante o dia. Mas, para que você não se transforme em um zumbi, separamos as 10 coisas que você precisa saber sobre o sono do seu filho.

Pegue o travesseiro e prepare-se!

Sonecas descontroladas

O relógio biológico do seu pequeno ainda não está formado, por isso ele deverá dormir a qualquer momento, não importa a hora do dia ou da noite. Entre a sexta e a décima semana, o bebê não tem ritmo ou motivo para cair no sono.

Mas mesmo os recém-nascidos podem se beneficiar de uma rotina diária na hora do dormir. Quando você dá de mamar, veste o pijama no pequeno e coloca uma música calma para tocar, ele recebe o sinal de que aquela é a hora de dormir desde cedo.

Coloque-o para dormir ainda acordado

Nada de ficar com o pequeno no colo até que ele caia no sono. É importante que você coloque-o para dormir ainda acordado, para que ele consiga voltar a dormir sozinho durante a noite.

Se você fica ao lado dele todas as noites até que o sono venha, ele só conseguirá dormir assim, e isso pode trazer problemas para a rotina da família.

Rotina é essencial

Entre a sexta e a oitava semana, o bebê se beneficia de um horário certo para dormir, ligado à alimentação e o horário “oficial” de ir para a cama, mesmo que ele ainda não durma a noitetoda.

No terceiro e quarto meses, o bebê deverá dormir cerca de seis horas, e poderá pular a mamada do meio da noite. Por isso, você deve adiantar a hora do sono entre às 19h30 e 20h30.

Pela manhã, expor o bebê à luz do dia também ajudará a regular o relógio biológico do pequeno. Intercale as mamadas de uma maneira que ele esteja disposto, acordado e bem alimentado para uma caminhada pela manhã.

Mãe machucada pela manha

Os especialistas concordam que, até os três meses, os bebês precisam se alimentar por demanda (deles) e ter todas as necessidades atendidas. Mas, depois desta época, você pode adotar novas táticas para que toda a família durma no horário adequado.

Muitas vezes, o choro do bebê durante a madrugada é mais assustador para a mãe do que para o pequeno, que apenas quer sua atenção. Por isso, considere deixá-lo chorando por alguns dias, durante a noite, até que ele aprenda que consegue dormir sozinho

Soneca estilosa
Cada criança tem um jeito de tirar as sonecas, e isso pode mudar ao longo do tempo. Se antes o bebê tirava dois cochilos entre o terceiro e quarto mês, mas agora tira sonecas de 45 minutos três ou quatro vezes, não se preocupe e siga o estilo dele.

Flexibilidade

Quando você tem mais de um filho, outros compromissos aparecerão e você terá que aprender a ser flexível com os horários e pedidos do seu outro pequeno. Por isso, não seja tão rigorosa com a agenda programada.

Aproveite que acordou cedo para dar de mamar ao pequeno, e tome café da manhã com o mais velho, por exemplo. Depois da 12ª semana, você já conseguirá ver uma rotina se formando.

Aprenda os sinais

Se o bebê está fechando os olhos ou reclamando, ele está cansado e precisa de sono, seja durante a noite, ou uma soneca durante o dia. Deixe que o corpo do seu pequeno determine a hora de tirar um cochilo. Caso contrário, ele pode ficar agitado e reclamão.

Preste atenção naqueles cinco minutos de sono enquanto você está amamentando, ou durante um passeio de carro. Eles tiram a sensação de sono dos bebês, mas não o sono de verdade, e podem fazer com que seu filho não durma bem durante a noite.

Cólica não ajuda a dormir

Aqueles três primeiros meses são cruéis: não existe um horário específico de sono, e você fica dependente das vontades do seu bebê. Além disso, muitos deles têm cólicas, acompanhadas de uma crise de choro que parece não ter fim.

Como você sabe que é cólica? Ouça o choro, ele costuma ser mais alto e estridente do que o normal, e perceba os sinais de dores físicas. O choro ainda pode seguir a Regra dos Três: dura três horas por dia, três dias por semana, por três semanas.

Se este é o seu caso, boas notícias: a cólica costuma sumir no terceiro mês de vida do bebê. Mas, enquanto isto não acontece, utilize truques para fazer o seu pequeno dormir. Chacoalhar e cantar são métodos populares, enquanto outros bebês se acalmam com o barulho de um ventilador, por exemplo. Encontre o que acalme seu filho e mantenha a sanidade.

Dorminhocos também têm problemas

Mesmo com 9 ou 10 meses, os melhores dorminhocos podem ter problemas, graças a ansiedade de se separar da mãe ou fases do desenvolvimento. Não importa o que aconteça, não mude as regras da hora de dormir.

Renda-se aos horários do bebê

Cada bebê faz a sua rotina e, muitas vezes, não há nada que você possa fazer para mudar estes horários. Se seu filho gosta de acordar cedo, por exemplo, pare de ficar acordada até mais tarde para checar e-mails ou lavar a roupa: adapte-se aos horários dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário